SOLUÇÕES E PREVENÇÕES PARA O JOANETE
abril 11, 2016

É possivel prevenir e tratar o neuroma de morton?

img006

O Neuroma de Morton é causado na sua grande maioria, pela compressão mecânica dos ramos digitais dos nervos plantares (ramos que inervam a planta dos pés), caracterizando-se por uma lesão com formação de fibrose na periferia do nervo.

Esta lesão é prevalente no terceiro espaço digital, já que é o local mais frequente da junção do ramos lateral e medial dos nervos digitais plantares, os quais espessados, ficam comprimidos dentro do terceiro espaço digital, exarcebados pela maior mobilidade do quarto metatarso em relação ao terceiro, o que provoca microtraumas por repetição.

Este mecanismo de lesão tem prevalência nas mulheres, com faixa de idade a partir da quinta década de vida e relacionada com o uso de sapatos não anatômicos, caracterizados por uma estrutura anterior estreita e salto alto, resultando em uma hiperextensão da articulação dos dedos com os metatarsos, a qual favorece a compressão do nervo contra o ligamento intermetatársico.

O neuroma de Morton é referido pelos pacientes com uma dor no antepé que melhora com a retirada do calçado e massageamento dos dedos. Possui irradiação para os dedos, acompanhada ou não de fenômenos de parestesia (formigamento) nas áreas inervadas pelos ramos envolvidos.

Ao exame físico, durante a palpação, encontramos o Sinal de Mulder, caracterizado pela compressão látero-lateral das cabeças metatársicas com uma mão, enquanto a outra mão do examinador, comprime o espaço acometido, na região plantar. Este teste pode produzir dor e um clique palpável (Mulder positivo), devido ao deslocamento do neuroma durante a compressão das cabeças metatársicas, sobre o nervo interdigital espessado, durante seu movimento pelo ligamento intermetatarsal transverso.

img007

Sinal de Mulder

Dicas para prevenção e tratamento do Neuroma De Morton

  • Evitar sapatos com salto alto;
  • Evitar sapatos de bico fino;
  • Diminuir sobrecargas nos antepés;
  • Usar tênis confortáveis, com cabedal anterior largo e flexibilidade moderada do solado;
  • Aplicação de gelo local para redução da inflamação;
  • Correção da pisada por meio de palmilhas confeccionadas com análise Baropodométrica.

 

joseProf. Mestre: José Lourenço Kutzke

Facebook: Pisada Ideal
josekutzke@pisadaideal.com
Telefone: (41) 3224-2685/(41) 9103-9685
Rua Brigadeiro Franco, 441 – Centro Médico
CEP:80430-210 | Curitiba-PR

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *